Depoimentos

Depoimento da Professora Célia sobre leitura e escrita

Meu contato com a leitura começou na infância, quando tive a oportunidade de comprar meu primeiro gibi do TIO PATINHAS, adorei,ai foram aparecendo outros vários outros  personagens, e o quarto lotado de gibis, logo apareceram a febre dos romances ``As Julias``em que tudo acabava bonito e perfeito, li de pacotes, viajei no mundo das grandes paixões, já no Ensino Médio colegial) veio a parte mais seria, ler as obras literárias  Machado de Assis, José de Alencar, Camões, Alexandre Dunas, Guimarães Rosa( Grandes Sertões Veredas) ,Graciliano Ramos, Érico Veríssimo ai  vêm os filhos você dá uma guinada na sua vida, comecei a ler livros de auto ajuda:Augusto Curry, Issami Tiba que me ajudaram a crescer muito como ser humano , aceitar com maturidade a aridez que passamos na vida espiritual, a compreender melhor os filhos e os alunos. Hoje já mais madura leio os livros de:Willian P Young, Dan Brown, Khaled Hosseini, Cesar Marcelo, Revista Nova escola, Cálculo Matemático para todos, Bíblia Sagrada antes de dormir, enfim um mundo bem diversificado, adoro ler, mas percebo que tenho dificuldade ortográficas  erros gramaticais, mas procuro dar dicas , doar , emprestar livros para meus alunos que se interessam pelo mesmo estilo de leitura que eu me identifiquei durante minha vida, pois não adiante ter livros nas estantes se não termos a visão que podem nos proporcionar para o próximo de viajar , sair de uma depressão , ou ver o mundo de uma maneira diferente, conforme nossas fases nas nossas vidas.

Depoimento do Professor César sobre leitura e escrita

A leitura é a habilidade básica para o acesso à informação, à cultura, às tradições, às idéias e aos valores que circulam entre as pessoas, e a loucura atual é que esta habilidade nem sempre tem sido elogiada com toda a desmedida que merece! A leitura amplia a criatividade, a escrita. Enfim é o universo cultural de um individuo. Gosto muito de ler!!!
Concordo que somente a leitura pode melhorar a escrita. Pelas suas palavras lembro me que comecei a me identificar com a leitura através de fichas de leitura, ou seja, livros que líamos para a professora de Português, onde este trabalho nos orientava a escrever melhor, bem como falar melhor também. Tenho gosto pela escrita e pela leitura hoje graças a esse trabalho que desenvolveu essa minha competência. Sempre incentivo os meus alunos a lerem para que também possam ampliar muito mais esse universo das letras. Com certeza a leitura amplia a nossa imaginação e a criatividade também!!!


Depoimento da Professora Cristina sobre leitura e escrita


Meu contato com a leitura e a escrita começou bem cedo, assim que aprendi a ler e escrever já fui invadindo os mundos literários.
Essa vontade de ler é algo que vem de geração, essa cede de leitura veio de minha avó. Sempre que chegávamos para fazer uma visita, lá estava ela sentadinha em sua poltrona lendo. Sua casa era repleta de livros pelas prateleiras
Com isso minha mãe sempre gostou muito de ler, nossa casa também sempre foi repleta de livros e ela sempre nos incentivou a leitura. Quando éramos crianças antes de dormir minha mãe sempre leu para meu irmão e eu. E quando começamos a ler sozinhos ela comprava gibizinhos e nós líamos todas as noites. Como bem sabemos as crianças copiam o que os mais velhos fazem, e comigo foi assim.
Esse costume de ler todos os dias antes de dormir vem ate hoje, não consigo dormir sem antes ler pelo menos algumas paginas de um livro.


Depoimento do Professor Danilo sobre leitura e escrita
Minha infância não foi muito rica em leitura na verdade comecei a me interessar pela leitura já tarde com quase vinte anos, hoje vejo que foi um grande tempo perdido, tendo em vista o quão mágico é o mundo dos livros. Para que não aconteça isso com meus alunos eu tenho um projeto de leitura em que nas aulas duplas nos cinco primeiros ou cinco últimos minutos eu faço a leitura do livro Marley e eu para eles. Eles gostam muito dias em que por algum motivo não acontece essa leitura eles me cobram e ficam bravos porem sempre digo que vou compensar na próxima aula. (leio apenas para o fundamental porque comecei também com o médio mais percebi que eles só gostavam porque perdia tempo da aula se alguém tiver alguma opinião sobre isso ficaria feliz em ouvi-la).
Já com relação à escrita tive e ainda tenho algumas dificuldades em elaborar textos e pelo visto não estou sozinho rsrsrs justamente por isso acho esse curso muito útil tanto para professores trocarem ideias sobre leitura e escrita quanto para o desenvolvimento dessas duas essenciais habilidades nos alunos.

Depoimento da Professora Eliane sobre leitura e escrita
A leitura começou cedo em minha vida, mesmo antes de aprender ler. Amava os livros.
Histórias como O patinho feio de Hans Christian Andersen, Irmãos Grim, depois conheci Monteiro Lobato, li todos de Monteiro, e assim tomei  por hábito cada vez que conhecia um escritor eu lia vários de seus trabalhos.
Depois passei a conhecer Machado de Assis, amei Dom Casmurro, José de Alencar, Maria Dupré, Jorge Amado, Zélia Gattai, Ferreira Gullar, são tantos, depois conheci autores latinos como Isabel Allende, Gabriel Garcia Marques, Pablo Neruda e no momento estou apaixonada por Eduardo Galeano, autor As veias abertas da América Latina.
Atualmente tenho lido muitas peças de Teatro brasileiros e internacionais.
Amo a leitura e sou meio poeta, meio dramaturga, às vezes cronista.
Mas sempre fico em dúvida entre dois livros Guerra e Paz de Leon Tostói, considerado um dos maiores romances  retratando a Rússia em épocas de Napoleão Bonaparte e Os miseráveis de Victor Hugo outro clássico da literatura mundial, retrata a França  em meio da duas Revoluções.
Gosto de ler Biografias de pessoas como Garrincha, Tchaikovsky, Carmem Miranda.
Eu sou uma amante do livro, da palavra, diria muito mais do que dos números, embora estes também exerçam  certo fascínio sobre mim.
Escrever é falar da alma
É viajar para todos os cantos,
Tornar possível o encanto,
Transformar o choro em poema,
A vida um fascínio,
Criar comédias nas tragédias
Mentir com sinceridade
Sentir sem tocar.
Amar e odiar com a mesma intensidade.
Escrever é tornar-se mito.
Por Safira Orus
Safira Orus meu nome artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário