quinta-feira, 20 de junho de 2013

plano de aula

Plano de Aula
Tema: Porcentagens

Público Alvo: 9° Ano

Objetivo Geral: Reconhecer a importância da porcentagem no contexto social e científico, sabendo identificar valores correspondentes a porcentagens básicas
.
Objetivos específicos:
_identificar o símbolo % com centésimos
_construir estratégias variadas para o cálculo de porcentagens
_Escrever porcentagens na forma de número decimal
_Utilizar corretamente a calculadora para determinar porcentagens
_Resolver problemas envolvendo porcentagens
_Interpretar e compreender os anúncios de descontos, juros, que se vinculado na mídia em termos de consumismo

Justificativa: Para contemplar as habilidades e competências exigidas nas Avaliações Externas cobradas pelo estado e inserir futuramente no mercado de trabalho sabendo fazer uso das porcentagens no seu crescimento profissional e na melhoraria da qualidade de vida.

Procedimento metodológico:
_ Visitas em vários estabelecimentos comerciais
_(cálculo de uma cesta básica), o gasto com um recém nascido
_gasto por pessoa, com a família, aluguel, lazer, água, luz, consumo de combustível;
_Ler e interpretar gráficos e tabelas em revistas, jornais;
 _Histogramas
_Entender o formular o conceito de %
_Resolver situações-problemas de %
_Usar corretamente a calculadora;
_Fazer calculo mental de porcentagem 1%,10%,50%,75%e 100%
_Dramatização
_Debates, dando maior espaço e liberdade para discutir, desenhar, discutir, argumentar, delegando ao aluno a ser responsável tanto quanto o professor, pelo processo educacional 
Recursos matérias e tecnológicos:
_Revistas e jornais
_Internet
_calculadora
Avaliação:
_trabalhos envolvendo leitura e interpretação de livros, revistas e jornais.
­_pesquisas que levem a trabalhos interdisciplinares
_jornais, teatros, revistas e interpretar
_resolução e interpretar de problemas encontrados no seu cotidiano (promoções, descontos, bulas de remédios fracionadas, etc.
_pesquisa de notícias que dêem origem a questões abordando porcentagens
_elaboração de uma lista de compras onde ele possa com a diferença de preços fazer uma poupança, ou investimento para seu futuro
_provas escritas, individuais ou em grupos

Um comentário:

  1. Fiz uma dramatização com o nono ano , recuperação intensiva, onde cada aulo trouxe de casa dois produtos e eles fizeram a porcentagem de lucro e etiquetaram , onde montaram um mercado com dois caixas , sendo uma delas sempre errava no troco e sempre no final do dia o gerente ao fechar seu caixa sempre tinha uma porcentagem de prejuizo, que era anotado e descontado do seu salario.

    ResponderExcluir